18/08/2014

Chico-Esperto


O chico-esperto, aquela nódoa da sociedade que não sai nem com a melhor mezinha dada pela bis avozinha. É um aspirante a uma lapa, tenta grudar, mas não gruda. Não tem a quantidade suficiente de ranho para isso, mas não passa de um ranhoso. É aquele indivíduo que chateia, que fala, fala, mas não diz nada, conseguindo no entanto, ficar entranhado no sentido de qualquer ser humano, dito, normal.
Parte do seu objetivo é cumprido, consegue chamar a atenção e ser falado diariamente pelo seu comportamento-esperto-parvo-compulsivo.

Há várias categorias para o chico-esperto, eu tenho um preferido, o top dos top’s. O chico-esperto-carniceiro. Possivelmente o mais irritante desta tentativa de espécie. Chateia, vai roendo. Quando volta a chatear e volta a roer, já temos a caçadeira apontada, pronta para dar o tiro certeiro. Mas ele não morre, baseia-se num episódio do CSI Las Vegas ( sim sempre o Las Vegas, não gosto de genéricos… ) e manda uma larápia ao bom estilo do Gil Grissom, à espera que alguém… Pois.

Este chico-esperto-carniceiro contenta-se com pouco, ele nasceu, viveu e não cresceu neste mundo. Sente-se um verdadeiro campeão quando pelo menos duas pessoas falam nele, três ou mais, já pode ser uma conspiração e isso já o faz escarafunchar. Ter mais de 10 gostos numa publicação feita por ele no facebook, é dar-lhe demasiada atenção. Ele acha que se vai tornar viral e não há ( ainda ) nenhuma aplicação que o espante, que o enxote. Cuidadinho com isso.

Fica feliz da vida quando é o primeiro a achar uma pedra solta na calçada. Torna-se de tal forma, como é que digo isto, cansativo, melhor… esgotante, que no dia a seguir já lá está o calceteiro… “não vá alguém torcer um pé, sabe como é, podia dar-se aqui uma tragédia, é por isso que gosto de andar atento”. Portanto, é um aspirante a bruxo, também. É tudo e não é nada.

Meu menino, estar atento é uma coisa, não ter nada para fazer e estar em cima dos acontecimentos que praticamente ainda não aconteceram, mas que acabam por acontecer, porque reza à santinha dos chicos-espertinhos, antes de se deitar, para chamar a atenção de alguém que tem realmente o que fazer, é outra.

Dava-lhe uma lição, mas já estou a ocupar demasiadas linhas a dar-lhe a importância que não merece e isto pode levá-lo a pensar que o próximo passo é o nobel, procurar um sinal de trânsito mal posicionado, ou que este texto é dedicado a si, olhe que não, olhe que não.

Mó de Moreira

1 comentário:

  1. Para mal dos nossos pecados existem muitos animais dessa espécie, é preciso fazer uma desinfestação para tentar acabar com essa praga.
    Um beijo
    J.C.

    ResponderEliminar