23/05/2011

Rica Tia...


Querida tia, cujo grau de parentesco é duvidoso e me faz suspeitar se pertence a algum raminho da minha árvore genealógica, sempre que a vejo e trocamos ( quer dizer, ela troca, porque eu não consigo acabar as frases... ) dúzia e meia de palavras, fico com vontade de receber uma sms, com uma praga daquelas, a dizer que se eu não a mandar, a pelo menos 10 pessoas, me acontece qualquer coisinha, ali mesmo e eu já não tinha que a ouvir. Ai filha, estás mais gordinha! Oh god! Ainda a semana passada me pesei… Querem ver que o raio do donuts que comi ontem se alojou tipo bóia à volta da minha cintura?! Ela tem prazer em dizer isto… e aposto que mais perguntas estão a chegar… e… Então e já namoras? ( A fatal… ) Não, ainda.. Quase com 30 anos e tás assim! Assim?? Mas assim como ??? Eu sou saudável, trabalhadora… haverá alguma coisa escrita nalgum lugar, que diga que é proibido ser solteira e boa rapariga?! ( Neste momento, tenho muita vontade de pegar numa pinça e arrancar-lhe aqueles dois pêlos que habitam naquele sinal, no queixo… raio da velha… ) Ao menos já sabes cozinhar, espero. ( Faz parte dos 5 mandamentos da gaja… ) E eis, que o meu pensamento passa a palavras e sai-me um… Ó tia, hoje em dia com a bimby, qualquer pessoa se safa! Ai sim?! E vais estar a pagar à senhora para te fazer a comidinha todo o santo dia não?! Olha se estás fina… A bimby é…. Pois, pois esta juventude hoje em dia é o que se vê, não sabem fazer nada, querem é andar até às tantas, entrochadas, pôr brincos em todo o lado, menos na orelhas ( outra… ), nas internetes ( como se fossem várias, é só uma tia… Desisto…) e agora é a mania de se “mocharem”. What?! Mocharem?! Eu bem que oiço a filha da minha vizinha dizer que não faz mal telefonar, porque ela tem um “mocho”! ( Moche, tia, moche… ) Ok, riu-me?! Choro?! Sabe tia, isso é um tarifário que… ( Eu tentei… ) É como eu te estou dizendo, nem cozer uma meia, nem por um botão numa camisa sabem, mas depois essas coisas aprendem depressa. Bom tia, sabe que eu gosto sempre de a ver, ( sim, eu disse isto fazendo figas… ), mas eu tenho de ir trabalhar… Vai, vai filha, a tia vai ali levantar a reforma e vai ao banco “despositar”, estes “éros” que não duram nada, uma miséria… Mas o resto da família está boa, não?? Está óptima!! ( Isto dito já a alguns metros de distância… ) Como se espera de um bom reformado, a minha tia também faz parte da estatística: pessoas que vão às 9 em ponto para os ctt ou outra repartição qualquer, falar com quem tem de ir trabalhar e está na fila cheio de pressa, já com o almocinho feito, o pão compradinho e muito vagar o dia inteiro, mas que insistem em ir aos sítios assim que as portas abrem. E muitos deles já com cursos intensivos para tirar senhas, “Então você vai onde? Tesouraria? Falar com a menina? Carregue aqui nesta… “ Passada a inquietação, é o voltar a casa e… “Mãe, tive com aquela tia… “ ( Nem me deixa terminar… ) “Estás mais gorda, encalhada e não sabes fazer nada… “. “É do lado do pai né?!” “Sim, mas afastada.” Cá está, tão bom ter família preocupada connosco. Fico tão feliz, tão feliz, que pelo sim, pelo não, vou andar com uma pinça dentro da mala. Juro que não me responsabilizo com o que poderei fazer com ela. Mas também prometo que faça o que fizer, será com muito carinho, afinal é da família, meus pimpolhos, é da família.

P.S. – Eu empresto-vos a pinça, acredito que a vossa tia tenha mais pelos que a minha e tenha barba. O quê?? Não sou só eu que tenho tias destas…

Mó de Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário