19/01/2013

Os homens também choram...



Olá Mundo. Sim, há quem me leia lá de longe. Mesmo que sejam só dois, já conta como além fronteira. E fiquem já a saber que são esses dois que estão bem, porque nós por cá. Vai lá, vai. E a primeira croniqueta deste ano que ainda só tem 19 dias e parece que já passaram 150, vai especialmente para uma pessoa. É sempre aquela que tem uma palavra a dizer-me, sempre que tenho ideia para me aventurar na vida. É ele que me diz se preciso de paraquedas ou se me posso atirar de cabeça.

Há homens e homens. E este é um homem, não só com a inicial grande, mas sim com as letras todas. A nível profissional, tenho a certeza que todos concordam comigo não é? A nível familiar, nem vale a pena perguntar seja o que for. Quer dizer eu até podia enumerar aqui umas coisinhas, mas temo que o meu telemóvel toque assim que ele lêr até aquela vírgula, eu tenha que dizer que não estou no melhor sítio com rede e renta-se no resto do texto.

Vamos lá ter calma, vá. Herdei dele a gulosice, chocolates é connosco. E temos os dois, mais ou menos a mesma ideia no que toca ao chocolate preto, faz bem comer um quadradinho todos os dias, dá saúde. Lá está, há bocadinhos que todos juntos fazem uma tablete, e caso não saibam, tem também tendência a evaporar, ficando apenas a prata, que só fica porque ainda não inventaram nenhuma comestível.

É óbvio que um homem com as letras todas grandes, tem sempre a seu lado uma grande mulher, aqui está correto e afirmativo, nada a apontar. Só que ele tem 7 mulheres, há homens com sorte. Ou devo dizer com meio azar?! Ou o azar todo?! Cada uma com seu feitio, cada uma com TPM, cada uma com aquelas coisas típicas de mulher que não se explicam, e que afetam a cabeça dos homens pelo menos 10 minutos. É a média, para que é que vão pensar mais tempo numa coisa que leva milénios para se chegar a uma conclusão, e que ainda se encontra em estudo.

É de louvar o facto de terem comemorado há uns dias 57 anos de casados. São 20.805 dias ao lado de quem se ama. Atenção não contei com os anos bissextos, não tinha aqui calendários de mil oito qualquer coisa. Aqui tenho inveja deles, por ainda ver que o amor está no ar e que conseguem resolver as fases menos boas da vida, sem porem a roupa toda do guarda fato num saco do pingo doce e cada um seguir o seu caminho. Que normalmente é o que acontece no dia a dia, infelizmente.

Pois é avô, muitos parabéns pelo teu dia. Muitos parabéns, pelos anos de casado. Muitos parabéns, pela tua força. Muitos parabéns, por estares ao lado de uma das tuas mulheres, fazendo-a feliz. Muitos parabéns, por fazeres sempre com que todas as outras estejam bem. Muitos parabéns, pelas filhas e netas que tens. 

Posso dizer que tenho uns belos de uns avós. À minha avó, parabéns também, por o aturares e por mostrares ser Valente, não só de apelido. A ti avô, parabéns por comeres todos os bolos que eu faço, que nem sempre me saem bem, mas que tu dizes “está bom...”. aqui parabéns ao teu estômago, que bem merece, taducho.

Posso dizer e gritar que tenho o melhor avô do Mundo. Caludinha aí desse lado, não me façam levantar do sofá e ir aí arrepelá-los, o meu avô é que é. Bom, bom.

P.S. – Avôzinho, perante isto é desta que passas para cá a chave do carro?!

Mó de Moreira

2 comentários:

  1. Foi gratificante a tua lembrança de me dares os parabens com uma cróniqueta á tua maneira, fiquei sensibisado, mas depois vi a tua parte interesseira... o que tu querias era as chaves do carro.
    Ficou registado o teu pedido.
    Um beijo do avô
    J.C.

    ResponderEliminar