16/07/2013

Sim, há festeiros...


Vou ser FES-TEI-RAAAA. Eu e mais 22 pessoas fofinhas e com média de 1,75 de altura, como viram na procissão. Os que não viram, já ouviram falar, os que não ouviram falar, ficam neste momento informados. Ontem foi a apresentação oficial à população.

E agora falo por mim, pela primeira vez na vida fiz a procissão toda ( sim claro, quase que tenho que ir levar soro e tenho dores em partes dos pés que achava que não era possível, isto para mim foi uma mini-maratona, mas sem açorda no fim. ) e teve tanto de bom como de estranho. Como é que explico isto, sem que me atirem tomates, foi bom sentir o carinho das pessoas, ouvi-las cochichar, mas principalmente vê-las felizes por voltar a existir uma Comissão de Festas.

Estranho, porque o ar pesava, todo o ambiente à volta provoca arrepios, uma sensação inquietante e o silêncio que por ali paira, diz tudo. O que se quer ouvir e o que não se quer ouvir. Fiz-me entender? Então vão lá guardar os tomates.

De maneiras que é isto, vamos ter um ano de trabalho pela frente, com a certeza, que o faremos pela nossa terra, pela nossa gente, para a nossa terra e para a nossa gente. Uma coisa é sabida, nas feiras vou estar a cheirar a frangos ( já não vou puder ver de perto o padrão da camisa do nosso Vereador no dia da inauguração da feira… Bolas…), no ano novo já tenho destino ( não há cá indecisões entre o Algarve e a China… ), vou ter que fazer o esforço de gostar um bocadinho mais do Carnaval ( tira o pé do chão e pi-pi-piradinha não é a minha onda... mas eu aguento. ), nos Mastros vou estar a cheirar a sardinha ( pelo menos um está certo no baile, o nosso Marco Paulo… ) e claro na festa vou estar onde tenho que estar, junto a vocês todos, a bater-vos à porta por causa do livro e mais e mais e mais… Eu e mais vinte e dois, com cerca de 1, 75 m de altura, em média.

Já houve quem dissesse que éramos um grupo de pessoas giras. Em meu nome e em nome do resto do pessoal, agora sim falo por todos, obrigadinho pelo elogio e claro, que continuem com essa opinião, principalmente quando tirarmos a fotografia coletiva. Há sempre um ou dois que ficam com os olhos fechados, outros que se esqueceram de dizer banana, ou disseram, e ficaram de boca aberta na parte do “na”. Mas pronto, aquilo que nós queremos, é que nos apoiem, nos bons e nos maus momentos. Isso, nós temos a certeza. 

Que N.ª Sr.ª do Carmo nos acompanhe e vos abençoe a vocês meus pimpolhos. Isto não é graxa, atenção, é do fundo.

É verdade, tenho ainda uns meses para aprender a letra do cantar dos Reis, só sei o princípio. Não tem graça, há aí mais.

Beijinhos e abraços.

Mó de Moreira

5 comentários:

  1. Estão de parabéns, vão ter muito trabalho pele frente, mas vão ver que vale a pena trabalhar para não deixar cair uma das nossas tradições, que é a festa em honra da nossa padroeira Nossa Senhora do Carmo.
    FORÇA
    Beijinhos
    J.C.

    ResponderEliminar
  2. Para toda a equipa de novos festeiros, desde já os meus parabéns pela coragem...sei o k se sente kd se ouvem os tais coxixios k falas... sei o kt toka... apesar de não fazermos ideia do k é ser Festeiro, a emoção é grande só kem passa é k sabe dar valor... eu fui em 2000/2001.... é duro, é um ano dedicado à população da nossa terra k por vezes não dá valor e não compreende k ñ somos profissionais.... apesar de td isto... passamos bom momentos e episódios k ficam para o resto da vida... gargalhadas eternas... no fim da procissão, dps de um ano inteiro, ker homens ker mulheres as lágrimas correram, e a nossa festa durou uma semana pela primeira vez na história das festas de Moura.... vale a pena.... bom trabalho e k td vos corra pelo melhor.... :)
    Dinora Ferreira e toda a comissão do meu ano :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que vamos sentir tudo isso, Dinora! Obrigada pelas palavras... :)

      Eliminar
  3. Muita força e mts parabéns para voçês todos pela coragem!!Sim porque para isto é preciso ter coragem... porque á sempre muuuuita gente que adora meter o bedelho mas se estivesse lá na hora da verdade eu queria ver...bjs lilia

    ResponderEliminar